domingo, 13 de março de 2011

Carpegiani é amuleto para 100º de Rogério Ceni

Em 1999, técnico ajudou goleiro a fazer dobradinha pela primeira vez na carreira


Rogério Ceni, do São Paulo - (Foto: Miguel Schincariol)Rogério Ceni fez seu último gol contra a Portuguesa, no Canindé (Foto: Miguel Schincariol)

Bruno Quaresma
Publicada em 12/03/2011 às21:09
São Paulo (SP)

Luis Fabiano atraiu todas as atenções do noticiário do São Paulo nos últimos dois dias, mas isso pode mudar neste domingo. Contra o Santo André, às 16h, no Morumbi (LANCENET! transmite em tempo real), Rogério Ceni terá mais uma chance de marcar o seu centésimo gol.

Para isso, ele terá de balançar por duas vezes as redes do Santo André, o que está longe de ser impossível para o goleiro. Ceni já conseguiu esse feito por cinco vezes ao longo de sua carreira (veja a lista completa abaixo).

A primeira vez aconteceu em 1999, contra a Inter de Limeira. O camisa 1 não era o cobrador oficial de pênaltis da equipe e, antes daquela partida, tinha batido (e convertido) apenas uma penalidade. Ele abriu o placar para o Tricolor em uma cobrança de falta e, pouco depois, o árbitro deu pênalti a favor.

Do banco de reservas, veio a ordem para Ceni ir bater. O pedido foi feito pelo técnico Paulo César Carpegiani, que havia impedido Dodô de cobrar, devido a seguidos erros.

- Não tenho muitas lembranças daquele jogo, mas cobrava o Rogério para bater faltas. Hoje, também faço isso. Gosto que cobre. Às vezes, ele acha que é de longe, mas falo para bater, que vai dar certo - declarou o treinador, antes de explicar o motivo daquela decisão:

- Naquela época, meu batedor de pênalti era o Dodô. Mas ele perdeu dois, três, aí tirei. Depois, passou a ser o Serginho, lateral-esquerdo. Daí, o Rogério acabou cobrando, porque dei chance. Gostaria de participar desse momento do Rogério. Torço por isso (centésimo gol), para que aconteça sob meu comando. Uma hora fatalmente vai acontecer.

O recorde de maior goleiro-artilheiro do mundo também veio com uma dobradinha. Em 2006, ele ultrapassou Chilavert com dois gols diante do Cruzeiro, no Mineirão.

Em toda a carreira, Rogério nunca havia marcado três gols tão rapidamente em uma temporada, como conseguiu neste ano. No entanto, ele já não faz gols há cinco partidas.

E oportunidades não faltaram. O camisa 1 desperdiçou um pênalti contra o Bragantino e acertou a trave em falta diante do São Caetano. Neste domingo, a expectativa estará de volta. E, com Carpegiani no banco, Ceni sabe bem como é marcar dois gols.

Quando Rogério Ceni marcou dois gols no mesmo jogo:

1999
Falta e pênalti contra a Inter de Limeira.

2004
Falta e pênalti contra o Figueirense.

2005
Dois de falta contra o Tigres (MEX), e
ainda perdeu um pênalti.

2006
De pênalti e, após receber bola rolada em
falta, fez dois contra o Cruzeiro.

2007
Falta e pênalti contra o Vasco. Última vez.


Lance

Nenhum comentário:

Postar um comentário