quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rogério Ceni explica protesto dos atletas: 'Queremos ser atendidos'

Goleiro do São Paulo fala sobre movimento Bom Senso FC e explica as reivindicações do grupo sobre o calendário do futebol brasileiro


Um dos líderes do movimento Bom Senso FC, o goleiro Rogério Ceni deu uma longa entrevista no gramado do estádio Novelli Júnior, em Itu, após a vitória do São Paulo contra o Flamengo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, explicando a manifestação feita pelos atletas no pontapé inicial do confronto.
Assim que o árbitro Alício Pena Júnior autorizou o início da partida, tricolores e rubro-negros trocaram passes de um lado para o outro durante aproximadamente um minuto. Para o capitão e ídolo do São Paulo, a atitude foi uma maneira de chamar a atenção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
– Isso aqui tem uma conotação muito maior do que imaginam. O significado é muito grande.  Estamos aqui e somos parceiros. Por mais que seja conturbada (relação com a imprensa) às vezes, é uma relação necessária porque vocês transmitem ao torcedor. Nós defendemos algo importante para todo mundo. Para os árbitros, para os atletas, para os jornalistas, para a Rede Globo, que paga pelos direitos – explicou.
– Por que a Globo não pode ter jogo de segunda-feira? Os atletas se predispõem a ajudar. O que não pode ter é jogo de quarta e domingo durante tanto tempo. O atleta não aguenta. E se o atleta não vai a campo a audiência cai também – completou.
A principal reivindicação do grupo é por um calendário mais enxuto e que respeite os direitos dos atletas profissionais. O são-paulino criticou a fórmula de disputa do Campeonato Paulista e se mostrou preocupado com a inatividade dos clubes pequenos durante boa parte da temporada no futebol brasileiro.
– Se há mais jogos entre times menores que ficam parados automaticamente vai ter mais arbitragem, mais atletas, mais transmissão, mais disputas regionais. Defendemos algo melhor para todos. Com mais partida é mais trabalho. Não é nada disso de aumento de salário para os jogadores. É uma coisa boa para o futebol como um todo – disse.
– O que não podemos é jogar 23 partidas no Paulista. A Libertadores te leva para o Mundial. O Brasileirão te leva para a Libertadores. A Copa do Brasil te leva para a Libertadores. E o Campeonato Paulista te leva para o Campeonato Paulista. O Brasileirão com 38 rodadas é perfeito. Todo ano o campeonato começa com pelo menos seis equipes consideradas favoritas. Mas o Paulistão não pode ter 23 partidas – criticou.
Ciente de que a temporada do ano que vem será atípica para os clubes brasileiros por causa da disputa da Copa do Mundo no país, Ceni disse que o grupo entende a necessidade de um sacrifício maior por causa da competição, mas pede uma ampla reformulação no calendário a partir de 2015.
– Queremos ser compreensíveis com 2014. O que não queremos é chegar em 2015 com palavras. Não precisamos de 30 dias de pré-temporada, 21 dias são suficientes. O que não pode é trocar a direção da entidade e ficar só nas palavras, porque assim os meninos que estão aqui hoje vão chegar em 2015 e sofrer com o calendário. Não queremos trazer problemas, queremos valorizar o futebol brasileiro. Se não puder ter 30 dias de férias, que tenha 25. O nome do movimento é bom senso. Depois pega dez dias no meio do ano para não prejudicar os clubes e a emissora – analisou.
O são-paulino reiterou que o Bom Senso FC não tem qualquer conotação política. Segundo ele, o grupo busca apenas o entendimento com a CBF
– Nós queremos ser atendidos. O Brasil para sem o futebol. Por que vamos deixar chegar a esse ponto? Vocês têm de compreender isso. Pode existir uma troca de benefícios para o futebol. Não é possível que vocês vão comprar uma briga que não cabe nos dias atuais. O movimento vai crescendo. Há os mais fanáticos e os que agem com a razão. E não há necessidade desse conflito. Não cabe nos dias atuais – afirmou.
– Isso não é nada político. Se tiver algo relacionado a política eu sou o primeiro a cair fora. Nós queremos o bem para o futebol como um todo – finalizou.
Rogerio Ceni São Paulo e Flamengo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogerio Ceni tentou surpreender Paulo Victor em cobrança de falta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário