quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ceni é o jogador mais longevo ainda em atividade

Barcelona é o time mais representado, com três jogadores em uma lista de 14
491820211
Aos 27 anos, Messi é o mais novo entre os longevos | Crédito: Getty Images
Ídolo máximo do São Paulo, Rogério Ceni é também o jogador ainda em atividade mais longevo à serviço de um único clube.
Se considerado o ano de sua contratação pelo São Paulo, em 1990, já são nada menos que 24 anos de fidelidade ao clube tricolor. O goleiro está à frente do italiano Totti, que chega à sua 22ª temporada consecutiva com a camisa da Roma.
Ceni é o único brasileiro numa lista de apenas 14 jogadores leais aos seus clubes desde que despontaram no futebol. Quem fecha essa relação é o argentino Messi que, apesar dos 27 anos, é o 14º jogador com mais anos acumulados por uma única agremiação: 10, no total.
Confira a lista com os 14 jogadores ainda em atividade com mais tempo de clube:
1º Rogério Ceni (no São Paulo desde 1992): Em 1990, Rogério saiu do desconhecido Sinop-MT para ser reserva de Zetti. Em 1996, ganhava a posição de titular, de onde nunca mais sairia. Aos 41 anos, prometeu se aposentar ao final desta temporada. Além da longevidade e dos inúmeros títulos, Ceni é também o goleiro com mais gols na história do futebol, com 118 bolas na rede.
Rogério Ceni, do São Paulo
Rogério Ceni, do São Paulo | Crédito: Alexandre Loureiro / Getty Images
2º Totti (na Roma-ITA desde 1992): Totti é tão apaixonado pela Roma que negou os milhões de euros oferecidos pelo Real Madrid em 2004. Sua empreitada no clube de coração deve durar até 2015, quando completará 39 anos.
Totti, da Roma
Totti, da Roma | Crédito: Claudio Villa / Getty Images
3º Shovkovskiy (no Dínamo de Kiev-UCR desde 1993): Teve o seu auge em 1999, quando o Dínamo de Kiev chegou surpreendente às semifinais da Liga dos Campeões, caindo somente diante do Bayern de Munique.
Shovkovskiy, do Dínamo de Kiev
Shovkovskiy, do Dínamo de Kiev | Crédito: Getty Images
4º Georgi Stoychev (no Vidima-Rakovski-BUL desde 1996): Aos 37 anos, Stoychev ainda é a 'cabeça pensante' no meio-campo do Vidima-Rakovsky, da segunda divisão búlgara.
5º Casillas (no Real Madrid-ESP desde 1997): Casillas só despontou de fato em 2000, quando apareceu no Mundial de Clubes do Brasil no lugar de Illgner. Pode se gabar de ter levantado nada menos que quatro troféus de Liga dos Campeões, sendo a três últimas, em 2000, 2002 e 2014 como titular.
Casillas, do Real Madrid
Casillas, do Real Madrid | Crédito: Mike Hewitt / Getty Images
6º Gerrard (no Liverpool-ING desde 1998): Ainda na 'ponta dos cascos', Gerrard venceu até Liga dos Campeões pelo Liverpool, mas não conseguiu erguer o Campeonato Inglês pelo clube, que carrega uma jejum de 24 anos sem o título nacional.
Gerrard, do Liverpool
Gerrard, do Liverpool | Crédito: Laurence Griffiths / Getty Images
7º Xavi (no Barcelona-ESP desde 1998): Quando Xavi despontou, Guardiola ainda comandava o meio-campo do Barça. Depois de alguns anos oscilando entre o banco e o campo, Xavi finalmente fincou bandeira em 2001, com Van Gaal. Ameaçou deixar o clube neste ano, mas resolveu permanecer por mais um ano.
Xavi, do Barcelona
Xavi, do Barcelona | Crédito: David Ramos / Getty Images
8º Hibbert (no Everton-ING desde 2000): Hibbert não prima pela qualidade técnica, mas marcou época no time de Liverpool pela garra e espírito de liderança.
Hibbert, do Everton
Hibbert, do Everton | Crédito: Gary Prior / Getty Images
9º Ghenadie Orbu (no Dacia Chisinau-MOL desde 2001): Em 13 anos de Dacia, o atacante Orbu deixou sua marca em 83 oportunidades. Isso não foi o bastante para carimbar sua vaga na seleção da Moldávia, na qual fez apenas uma aparição.
10º Deschacht (no Anderlecht-BEL desde 2001): Apenas esforçado, é tratado como um monumento no Anderlecht, time em que é capitão.
Deschacht, do Anderlecht
Deschacht, do Anderlecht | Crédito: Getty Images
11º Iniesta (no Barcelona-ESP desde 2001): Outro canterano culé de sucesso. Teve sua primeira chance no time titular em 2003, num time que se reformulava com a chegada de Ronaldinho.
Iniesta, do Barcelona
Iniesta, do Barcelona | Crédito: Getty Images
12º Fletcher (no Manchester United-ING desde 2002): Passaram Cristiano Ronaldo, Beckham e, por último, Giggs, mas Fletcher, reserva de todos eles, manteve-se no United.
Fletcher, do Manchester United
Fletcher, do Manchester United | Crédito: Getty Images
13º Akinfeev (no CSKA-RUS desde 2003): Logo em seu primeiro ano como profissional, já ganhou a posição no CSKA. Apesar das falhas na Copa, é conhecido por seus ótimos reflexos e arrojo na saída de gol.
Akinfeev, do CSKA
Akinfeev, do CSKA | Crédito: Getty Images
Messi (no Barcelona-ESP desde 2004): Argentino de nascimento, Messi calcou toda a sua carreira no futebol espanhol. Jogou em todas as categorias inferiores do Barça até subir ao time profissional em 2004. Aos 27 anos, já é o maior artilheiro da história do clube catalão.
Messi, do Barcelona
Messi, do Barcelona | Crédito: Alex Livesey / Getty Images
Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário